Novena São João Batista - dia 1

 Estamos a nove dias da Natividade de São João Batista. No Nordeste brasilleiro há grande devoção popular a esse santo, tanto que as festividades do mês de Junho chamamos comumente de São João (também é chamada Festa Junina), pois esse é entre todos os santos do mês esse é o mais celebrado.


Eu, como boa nordestina amo festa junina e sou muito devota de São João Batista. E assim sendo, não poderia deixar de rezar uma novena em honra a tão glorioso santo.

Procurei uma novena que fosse mais completa, daqueles em que cada dia se contempla um aspecto da vida do santo, mas infelizmente não achei [se alguém souber, por favor me indique]. Achei uma oração para novena belíssima, e a cada dia vou complementtar com a leitura de um trecho da Sagrada escritura que fale sobre São João Batista, seguido de meditação.





NOVENA A SÃO JOÃO BATISTA


V. Ó glorioso São João Batista,

R. Maior dos profetas nascido de mulher, que fostes santificado no ventre da tua mãe e  vivestes a mais inocente das vidas, mesmo assim foi da vossa vontade se retirar para o deserto, para lá te dedicares à prática da ascética e da penitência;  obtende-nos de nosso Senhor a graça do completo desprendimento, ao menos em nosso coração, das coisas terrenas, e de praticar a mortificação cristã com recolhimento interior e com o espírito da oração.

V. São João Batista, precursor de Cristo R. Rogai por nós.
V. São João Batista, lamparina reluzente do mundo R. rogai por nós.
V. São João Batista, anjo da pureza antes do nascimento R. Rogai por nós.

V. Ó zelozíssimo Apóstolo,

R. Que, sem realizar nenhum milagre nos outros,  mas somente pelo exemplo de tua vida de penitências e o poder de tua palavra,  fizestes atrair para ti as multidões,  afim de prepará-los dignamente para a chegada do Messias e para escutar sua doutrina celeste;  concede que nos seja dado,  pelo meio do exemplo da vida santa  e do exercício de toda boa obra, trazer mais almas a Deus,  mas acima de tudo estas almas que estão no invólucro obscuro do erro e da ignorância  e que são extraviadas pelo vício .

V. São João Batista, destemido pregador da verdade R. Rogai por nós.
V. São João Batista, voz que clama no deserto R. Rogai por nós.
V. São João Batista, exemplo de mortificação e penitência R. Rogai por nós.

V. Ó mártir invencível,

R. Que, por honra de Deus e da salvação das almas fizestes, com firmeza e constância, oposição à iniquidade de Herodes  mesmo ao custo de tua própria vida,  e o censurastes abertamente por sua vida imoral e devassa; por esta oração obtende-nos um coração,  forte e piedoso, para que possamos superar todo o respeito humano  e abertamente professar nossa fé  em fiel obediência aos ensinamentos de Jesus () Cristo, nosso divino Mestre.

V. São João Batista, exemplo de profunda humildade R. Rogai por nós.
V. São João Batista, grande defensor do sagrado matrimônio R. Rogai por nós.
V. São João Batista, glorioso mártir zeloso da santa lei de Deus R. Rogai por nós.

V. Ó Deus, rejubilamo-nos com o apostolado de São João Batista, através do qual nós viemos a conhecer nosso Redentor e Rei. Através de sua intercessão nós imploramos...  (faz o pedido)

V. Nós oferecemos esta prece a Vós () Deus Pai, por Cristo Nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo, pelos séculos dos séculos. R. Amem.
Conclui com Pai Nosso, Ave Maria, Glória

# Esta oração, se rezada durante nove dias seguidos, dá indulgencia de cinco anos.E se forem atendidas as exigências comuns, indulgência plenária. 




Meditação:  leitura de Lc 1, 5-25: São Gabriel anuncia a concepção de Sâo João Batista a Zaccarias. Em seguida, a meditação.

Obs: Se você não tem o hábito de meditar comece com pouco tempo, por exemplo cinco a dez minutos; e use o auxilício de um temporizador para marcar o tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tríduo de São Francisco de Assis - 1º dia

Tríduo de São Francisco de Assis - 2º dia

3º dia - Novena de São José