Tríduo de São Francisco de Assis - 1º dia
1º DIA: “E eu tive misericórdia com eles”
Oração inicial: Ó glorioso Deus Altíssimo,iluminai as trevas do meu coração, concedei-me uma fé verdadeira, uma esperança firme e um amor perfeito. Dai-me! Senhor, o reto sentir e conhecer, a fim de que possa cumprir o sagrado encargo que na verdade acabais de dar-me. Amém.
Texto para reflexão: Em Francisco de Assis, a misericórdia tem um alcance extraordinário. Refere-se, sobretudo, ao amor-compaixão que abarca o ser humano e todas as criaturas. É a expressão singular daquela ternura que supera os muros e as fronteiras do mundo egocêntrico. É algo que afeta e atinge o outro na sua totalidade. Procura o outro, independentemente de suas situações e condições sociais, econômicas, políticas, culturais e religiosas. Francisco decidiu abrir mão de todos os privilégios, por força do amor maior. Em seu Testamento, diz que estava em pecado no mundo e era-lhe insuportável olhar para os leprosos, porém, “o Senhor mesmo me conduziu entre eles e fiz misericórdia com eles… enquanto me afastava, o que antes me parecia amargo, tornou-se doçura da alma e do corpo.”
Oração final: Glorioso São Francisco, vós que abristes o coração para a caridade, levando até o fim de sua vida o propósito de ajudar todo aquele que pedisse em nome do Senhor, fazer com que eu tenha este firme ideal em minha vida, buscando toda conversão interior e assumindo de forma concreta a vontade de Deus para o bem dos meus irmãos e irmãs. Amém.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.
São Francisco de Assis, rogai por nós!
~~~
Oração pela paz
Senhor, fazei de mim um instrumento da vossa paz.
Onde há ódio, que eu leve o amor.
Onde há ofensa, que eu leve o perdão.
Onde há discórdia, que eu leve a união.
Onde há dúvida, que eu leve a fé.
Onde há erro, que eu leve a verdade.
Onde há desespero, que eu leve a esperança.
Onde há tristeza, que eu leve a alegria.
Onde há trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre,
Fazei que eu procure mais
consolar que ser consolado;
compreender que ser compreendido;
amar que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
é morrendo que se vive para a vida eterna.

Comentários
Postar um comentário